terça-feira, 6 de novembro de 2007

Conhece-te a ti mesmo!

Conhece-te a ti mesmo!
(Camila Alves)


Essa frase tem martelado ultimamente na minha cabeça...Como conhecer esse alguém tão inconstante, tão imprevisível, tão diferente? Como lidar com esse estranho chamado “EU”?
Como controlar a diferença e a necessidade entre o meu querer e o meu ser?...Como sair da mesmice que me cega e não me deixa arriscar o novo? Como me aceitar? Enxergar meus limites, meus erros? Como respeitá-los e consertá-los?

Bom, na ânsia de uma explicação, google na cabeça!...rs

Eis um dos textos que mais me agradaram:

O “conhecer- te a ti mesmo”, que era, na inscrição de Delfos (onde Sócrates foi proclamado o mais sábio), uma advertência ao homem para que reconhecesse os limites da natureza humana, tem dois significados : Ter a consciência da condição humana, não tentar ser mais do que é para os homens serem, não tentar ser Deus, não ser arrogante, devendo os limites do homem serem respeitados para que se viva bem, ou seja, a consciência da seriedade e gravidade dos problemas, que impede toda presunção de fácil saber e se afirma como consciência inicial da própria ignorância; E, o conhecimento interior, para o grego, é conhecer o que permanece oculto, isto é, as coisas divinas eternas, o que as pessoas nem sabem que podem ser. Ou seja, é necessário conhecer o mundo para conhecer a si mesmo.

O conhecimento da própria ignorância não é a conclusão final do filosofar, mas o seu momento inicial e preparatório.

A virtude da alma é a Sabedoria, que é o que a aproxima de Deus. A sabedoria tem haver com humildade intelectual e não com a quantidade de saber. O ignorante é arrogante porque pensa que sabe. Não descobrindo em si mesmo espécie alguma de sabedoria, onde quer que estivesse, interrogava seus interlocutores a respeito de coisas que, por hipótese, deveriam saber. Ao interrogá-los, verificou que não sabem o que julgam saber, e o que é mais grave, não sabem que não sabem. Assim, Sócrates se achava mais sábio porque pelo menos sabia que nada sabia, ao passo que as outras pessoas pensavam que sabiam. O importante para a sabedoria é o que você faz, não é o que você sabe. A sabedoria modifica o ser e purifica a alma de forma que seus objetivos fiquem mais fácil de serem atingidos.

Parece até receita de bolo! Mas na teoria tudo é relativamente fácil, esquecemos que a prática exige um pouco mais de nós! E ficamos no círculo vicioso do tentar... tentar, tentar e tentar! Só tentar!

Que tal tentar, parar, pensar, viver e mudar!?

Meu primeiro passo foi dado, o reconhecimento da minha ignorância.
Buscando dar o segundo passo, alcançar a sabedoria, segui os conselhos do texto postato anteriormente... “Assim como o alimento é necessário para a vida do corpo, assim a boa leitura é necessária para a vida do espírito.”...Resolvi reler um dos livros q mais me ajudaram nas fases turbulentas da minha vida (Fala Sério! É proibido ser diferente? - Diego Fernandes).
O interessante de quando se lê um texto mais de uma vez é que exergamos mensagens que não foram notadas na leitura anterior!
E surpreendentemente alguns dos mais aguçados “porquês?” e “comos?” da minha cabeça foram respondidos por um trecho que diz o seguinte:

“É necessário buscar ajuda do Alto de Deus, trocar a polêmica da auto-ajuda pela Alto-ajuda!
Se reescrevermos nossa história pessoal com Alto-ajuda, com toda certeza nosso livro de vida terá sucesso garantido, será um Best Seller!”

Então é isso..... lápis, borracha e várias páginas em branco na mão, aqui vou eu! Aguardem o lançamento do livro!...rs

Assim como Diego afirmava no livro, também sinto a necessidade de buscar a Deus, porque sozinha não consigo me realizar...

“Parece, pois, que o mais importante de todos os conhecimentos é o conhecimento de si mesmo; pois quando alguém se conhece a si mesmo ele há de chegar ao conhecimento de Deus” (Clemente de Alexandria).

Sigo então na busca da virtude da alma, trilhando os caminhos da sabedoria...

“Buscai primeiro o Reino de Deus e tudo mais vos será acrescentado”.

Afinal, quem melhor do que o "fabricante" pra nos dar as instruções de uso e saber como funcionamos melhor?!...E por mais que exista um "manual", compreender todas as funcionalidade e a grandeza desse "projeto" é algo complexo demais para um reles mortal fazer sozinho!

Pois é..acho que é hora de ir para "assistência técnica"!

Nenhum comentário: